No passado dia 25 de Fevereiro, cerca de 10 mil pessoas encheram as ruas de Lisboa para a manifestação da Vida Justa, contra o aumento do custo de vida, por melhores salários e contra a especulação imobiliária. O aumento do custo de vida, dos bens essenciais sem uma subida dos salários, torna impossível a vida para grande parte dos trabalhadores, que já vivem com a corda na garganta. Com a especulação imobiliária, torna-se cada vez mais difícil ter uma casa para viver, muitos têm de escolher se pagam a renda ou comem, e a situação está a chegar ao limite, com os despejos a aumentarem cada vez mais.

Saíram à rua, para além dos subscritores do manifesto da Vida Justa, muitas pessoas dos bairros da periferia, trabalhadores e jovens que estavam pela primeira vez numa manifestação. É notória a crescente radicalização dos trabalhadores em Portugal, com o aumento de greves, sejam os professores com uma manifestação do STOP a ocorrer ao mesmo tempo, que terminou também à frente da assembleia , sejam os médicos ou nos transportes e a mobilização de milhares de pessoas para esta manifestação foi mais uma expressão do descontentamento geral, que só vai ter tendência a aumentar. O ambiente foi muito combativo, com palavras de ordem como "Casas para morar, não para especular", contra a especulação capitalista e "Ninguém é ilegal. Ilegal é o capital", apelando à documentação para todos os imigrantes. É preciso construir uma sociedade realmente igualitária, justa e digna para todos, que o caos do capitalismo, motivado pela maximização do lucro e da exploração, não permite.

As condições de vida estão a levar que muitos trabalhadores e jovens cheguem à conclusão que só com a luta organizada, através da greve, saindo à rua e construindo um movimento nas ruas, locais de trabalho e nos bairros - como foi feito para esta manifestação - e nos locais de trabalho, é que se constrói o caminho para mudarem as suas vidas. Apelamos a esta mobilização e organização para todos os trabalhadores e defendemos que é preciso também unificar todas as lutas numa greve geral que faça parar o país.

É preciso derrubar o capitalismo!

Pela construção de um movimento massivo nas ruas que rompa com a paz social!

Pela construção de uma greve geral!

JORNAL DA ESQUERDA REVOLUCIONÁRIA

JORNAL DA LIVRES E COMBATIVAS

Os cookies facilitam o fornecimento dos nossos serviços. Ao usares estes serviços, estás a permitir-nos usar cookies.